Notas sobre o futuro da humanidade - 1

Com os colegas que vem conversando comigo sobre essa questão de aquecimento global ou a sustentabilidade dos "modos de produção" da humanidade, tenho sempre essa visão, nada pessimista e bem realista que o destino é termos graves crises mundiais causadas pela ineficiência do ser humano.

Claro que como otimista, continuo na área de pesquisa de conservação da natureza para ver se ainda dá pra mudar algo, mas os cenários são os piores possíveis. Infelizmente, se só uma pequena parte da sociedade acadêmica e civil trabalhar dentro dessa visão de conservar recursos naturais e processos ecológicos, nada vai mudar. Esse "paradigma" precisa ser compartilhado pelos setores responsáveis pela produção de tudo que consumimos, internalizando-o em suas práticas. 

Não adianta nada termos um grande número de pessoas pesquisando sobre quais efeitos das ações humanas sobre a biodiversidade e pedindo pro governo fazer algo, se nossas casas foram feitas da forma tradicionalmente ineficiente, andamos de carro/ônibus/moto que poluem, ou (para os mais saudáveis) bicicletas produzidas de forma ineficiente, etc etc etc.

A natureza é muito clara, só sobrevive o mais eficiente (que consegue se manter e reproduzir utilizando da forma mais eficaz os recursos que obtêm). Qualquer coisa fora disso, uma hora ou outra estará descartada ou sofrerá drásticas mudanças para sobreviver.

E o que deve ser feito? Rapá, é muita coisa viu...


Notícia que me inspirou para escrever esse textículo:

http://rollingstone.uol.com.br/edicao/14/aquecimento-global-e-inevitavel-e-6-bi-morrerao-diz-cientista

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Monólogo de um Biólogo - Blogger Theme by BloggerThemes & freecsstemplates - Sponsored by Internet Entrepreneur